quarta-feira, 7 de abril de 2010

TEORIA PLATÔNICA DA BELEZA

Vamos encontrar em Platão as primeiras indicações a respeito da Beleza. Para Platão diante da visão do mundo e do homem, a beleza de um ser estaria em sua maior ou menos comunicação com uma Beleza absoluta, que subsiste no mundo puro e eterno das idéias supra-sensível.

Platão também acredita que a alma é atraída pela Beleza, pois sua pátria natural é o mundo das essências; e estando exilada neste mundo, sente falta do outro. Existiriam então almas mais aptas a recordarem a beleza e a verdade do outro mundo. Explicando então que o homem não encontra a verdade através do conhecimento, e nem a beleza através da arte, pois foram estas contempladas antes que a alma se unisse ao corpo.

Os discursos platônicos que mais se referem a Beleza são “O Banquete” e o “Fedro”. O homem que deseja contemplar e unir-se a Beleza começa por essa forma primitiva de amor. Passa a amor não simplesmente os corpos, mas a beleza existente neles. Ele contemplará a beleza que existe nos costumes e nas leis morais, notando que ela está relacionada com todas as coisas, e considerando então a beleza corpórea de pouca estima. Por toda essa disciplina amorosa poderá ocorrer ainda aqui na terra o estágio final, o Amante em êxtase. Verá algo não nasce nem morre, não aumenta e nem diminui. Assim, seguindo o caminho do amor primeiro físico e depois espiritual. O homem pode se elevar então da beleza sensível até a beleza absoluta. “A beleza é o brilho ou esplendor da verdade”. Parece lícito afirmar que para Platão a beleza causava antes de mais nada prazer e arrebatamento.

É a famosa teoria platônica da Reminiscência que iria informar todo o seu pensamento. A contemplação da beleza seria uma recordação de outro mundo. Para reflexo a beleza absoluta, as coisas corpóreas são meras “imitações” dos modelos ideais em comparação a pureza das essências.

34 comentários:

  1. Muito bem, Meninas. Vou ler com cuidado e depois faço outros comments.

    bj

    Sérgio.

    ResponderExcluir
  2. Cadê os outros comments Sérgio??? shauhsauh
    Tipo já tem uns 3 anos!! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Lololololololololololollolololololololololololololololo enfiem essa teoria na bunda seus nerds de merda

    ResponderExcluir
  4. Ao meu ver, o conceito absoluto de beleza não pode ser apreendindo enquanto palmilhamos o caminho para a sua essência, ao longo do qual ela muda de acordo com a época e a cultura. Assim, o conceito de beleza passa por um processo evolutivo concomitante com a expansão de nossa consciência, que deixa de contemplá-la somente nas formas físicas para distingui-a em princípos éticos, nas diferentes expressões artísticas e, por fim, no mundo das ideia. E como evolução implica na existência de um paradigma divino a ser alcançado, nele a beleza se revela não como uma noção isolada e distante, mas um ente que abrange e extrapola de forma incognoscível ao intelecto seus incontáveis aspectos no transcorrer da jornada que a ela levou...

    ResponderExcluir
  5. O belo é aquilo que proporciona em quem observa sensações agradáveis.

    ResponderExcluir
  6. Quis me aprofundar em Platão, depois de assistir o filme: "Sierra Burgess é uma Loser". Gostei bastante do que encontrei nesse site, eximindo alguns comentários sem qualquer relevância.

    ResponderExcluir
  7. Ei, muito boa a postagem. Parabéns! :-)
    Talvez tenha interesse em ver nossos posts sobre lipo de papada e vasos decorativos. Obrigado! ;-)

    ResponderExcluir