terça-feira, 27 de abril de 2010

Resumo do Texto de Ariano Suassuna sobre Iniciação à Estética

A Estética como Filosofia do Belo

- No período clássico a estética era considerada como “Filosofia do Belo” e era tido como propriedade do objeto.
- Há duas concepções de belo o da natureza e o da arte. Na filosofia tradicional havia uma superioridade do belo da natureza em relação ao belo da arte.
- Somente a partir do idealismo germânico o belo da arte passou a ser mais considerado que o belo da natureza.
- Foi Hegel quem formulou a idéia de que A estética deve ser fundamentalmente uma filosofia da arte.


A Estética como Ciência do Estético

- Surge o questionamento: Como a filosofia do belo pode compreender categorias como o cômico, por exemplo?
- segundo os pós-kantianos a Estética deveria ser considerada uma ciência e não uma filosofia.
- O Estético seria então usado para denominar todo o campo e o belo passaria a ser então somente uma categoria do Estético chamado de clássico enfim.


Inconveniência Tautológica do Estético

- Segundo este pensamento os Teóricos pós-kantianos trouxeram grandes contribuições ao estudo da Estética, onde artes como as pré-clássicas e pós-clássicas puderam ser legitimadas no campo Estético.
- Kainz ao se deparar com o critério pós-kantiano chegou à conclusão de que definir a Estética como ciência de si mesma e como não dizer nada sobre ela.


A Estética como Filosofia da Beleza

- As artes baseadas no feio e no mal, representam uma grande conquista para o entendimento da arte e da beleza.
- Na natureza a beleza encontra-se como ao acaso, diferente da Arte onde ela é procurada e alcançada motivo pelo qual ela deve estar bem ao centro da Estética.
- Contudo, definimos a Estética como filosofia da beleza, onde a concepção de beleza não está somente relacionada ao que é claramente belo, ela abrange diversos tipos de expressões, como o estético dos pós-kantianos. É possível limitá-la e senti-la na natureza seguindo um caminho realista, objetivo e transcendental.


O campo da Estética

- De acordo com o seu natural, a Estética é então como uma reformulação de toda a filosofia em relação à beleza e à arte.
- Por isso na Estética estudamos, dentre outros assuntos, as relações entre a arte, o conhecimento e a natureza.


A Opção ante o Irracionalismo

- O verdadeiro racional não define friamente restringe um mundo em pequenas fórmulas. A Estética é exatamente o contrário do que é o conhecimento frio.
- Claro ou confuso todo artista possui sua própria concepção de estética, que deve ser considerada.
Estética Objetiva e Estética Subjetiva
- Para Platão a beleza de algum objeto depende de uma ligação entre ele e uma beleza absoluta. Para Aristóteles, a beleza do objeto dependia da harmonia entre suas partes. Mas para nenhum dos dois ocorria que a beleza não é uma propriedade do objeto, ela depende sim de uma construção do espírito de quem está diante o objeto, contemplando-o.
- Segundo Kant, além da inteligência e da vontade existe o juízo do gosto no qual há a sensação de prazer, onde se discerne se algo é belo ou não.
- A grande contribuição de Kant com a Estética foi relacionar a beleza com a sensibilidade.
- Porém, a concepção de Kant influenciou a Estética contemporânea onde os modernos se confundem em relação ao direito de poder afirmar ou negar posicionamentos, pois o que domina é construção particular.
- Depois de Kant, com algumas exceções, A Estética tomou o seguinte panorama: Ou os estetas afirmam que a beleza é algo construído no espírito do sujeito, ou é proposta uma solução em meio-termo de compromisso objetivista e subjetivista.
- Já que a Beleza é uma propriedade do objeto, é neles que desenvolvem o amplo campo estético que deve ser estudada e pressentida a essência Beleza.


Estética Filosófica ou Estética Cientifica

- Estética Filosófica: consiste em decidir-se ela pelo caminho lógico- filosófico - Estética Cientifica: consiste em decidir-se ela pelo caminho cientifico- experimental.
- Estetas, fundamentados num conceito excessivamente estreito e severo, passaram a olhar com desconfiança a Filosofia inteira. - Após cortarem as ligações da estética com a Filosofia, apareceu o problema de encontrar princípios axiológicos. - Os psicólogos afirmaram que os princípios axiológicos seriam fornecidos pela Psicologia. Mas os sociólogos apareceram para falar que a Sociologia que deveria fornecer os princípios, pois a experiência coletiva era mais importante do que a individual. - “Mesmo que não deseje, a Estética é filosófica.” Foi então que os estetas contemporâneos começaram a voltar a reconhecer a necessidade de religar a Estética com a Filosofia. - A Estética chamada lógica aparece como um meio-termo. A lógica passa a ser um elemento de ligação entre a Estética filosófica e cientifica. - A filosófica e a cientifica acreditam que é “possível o conhecimento do campo da Estética, a Estética é útil e não constitui nenhuma ofensa, nenhuma ameaça ‘a Arte e ‘a Beleza. Diferem somente no tocante ‘a escolha dos meios a empregar em seu estudo, ao modo de proceder-se ‘a investigação estética”.
- Hoje, as escolas estéticas são consideradas métodos (método psicológico, o sociológico, o histórico, o psicananalítico, o indutivo, e fenomenológico, etc..) que trabalham em conjunto e lado a lado, e se ajudam no sentido de compreender o mais possível o complexo campo da Estética.
- A Estética filosófica só pode aceitar a solução proposta para o acordo se ela própria for considerada uma espécie de “método superior”.


As Essências. A Estética e a Arte

- A Estética não se confunde com a crítica da Arte. - A Estética é uma atividade reflexiva sobre o todo da Beleza da Arte, e não sobre o particular e real. - Aquele considerado o verdadeiro esteta olha com respeito e afeição para as obras e depoimentos dos artistas e escritores. - A grande contribuição de Aristóteles para a Estética foi, primeiro, a de retirar a Beleza. Segundo, o acordo que deixou sobre a Tragédia. Ele se referiu à Comédia, Arte do Feio, como fazendo parte do tempo Estético.


Aspecto Subjetivo da Beleza:

- Aristóteles estuda a Beleza nas repercussões que ela desencadeia no espírito do contemplador. - Chegou-se a conclusão de que o prazer estético decorre da simples apreensão, gratuita e sem esforço, do objeto, pelo espírito do sujeito. - O verdadeiro realismo não esquece a natureza transcendental da Beleza e o caráter inesgotável e profundo do real. - Aristóteles buscou encarar a Beleza em todas as suas relações ao mesmo tempo. Já Platão e os platônicos, viram na beleza das coisas corpóreas a aparição da Beleza divina.
- Para Platão, a “Arte teria de se aproximar de seus arquétipos no mundo das idéias, pois o mundo sensível não passaria, em ultima analise, de mera sombra do primeiro”.


Pontos Fundamentais do Pensamento Aristotélico:

- As três características principais da Beleza são a harmonia, grandeza e proporção. - A Arte é um depoimento do mundo, comprimido numa outra realidade, transfigurada.

Um comentário:

  1. Este texto é fundamental para quém estar estudando a cadeira de estética teatral, em especial, aqui da UFPE.
    Josué Rodrigues Pereira

    ResponderExcluir