quarta-feira, 7 de abril de 2010

TEORIA ARISTOTÉLICA DA BELEZA

Aristóteles abandona completamente o idealismo platônico no que se refere a beleza, pois para ele a beleza de um objeto não depende de uma participação maior ou menor numa beleza suprema. Decorre apenas de certa harmonia, entre as partes do objeto e sua relação com o todo. O belo exigiria ainda, uma característica importante que seria a grandeza ou imponência, e ao mesmo tempo proporção e medida nesse todo. Os gregos identificavam a beleza com o belo clássico, mas Aristóteles parece ter pressentido que ela apreendia outras categorias além do belo.

As características essenciais da beleza seriam a ordem, ou harmonia, assim como a grandeza. Aristóteles se preocupa com as medidas e suas proporções. A célebre fórmula dos aristotélicos seria que a beleza consiste em unidade na variedade.

Para Aristóteles o mundo após o caos, passou a ser regido por uma harmonia. Uma luta entre a harmonia desejada os destroços do caos ainda aqui existentes é fundamental em seus pensamentos.

Aristóteles inclui o Feio no campo estético, sendo de fato não mais o objeto que ele estuda, e sim a repercussão no espírito do contemplador. Isto é, a beleza como objeto que agrada ao contemplador como simples fruído.

Na “Retórica” Aristóteles avalia a fruição da obra de arte e as características da beleza de acordo com o ponto de vista do sujeito. Chegando a conclusão que o prazer decorre da gratuita apreensão e sem esforço, pelo espírito do sujeito.

Aristóteles toma a imitação como representação superior do sensível e não como reprodução imperfeita do absoluto, como fazia Platão.

15 comentários:

  1. Oi, gostei do que fora escrito acerca do pensamento de Aristóteles acerca da Beleza,entretanto, pergunto se vc retirou esta escrita do livro "iniciação à Estética", de Suassuna?

    Bem, o 'post' está bacana. Gosto sim do que Suassuna fala, porém, vc deve salientar que- se foi do livro de Suassuna que vc retirou esta teoria..rsrs- qunado se fala acerca do Feio é um pensamento de Suassuna, não sendo necessariamente uma interpretação unânime.

    sem mais para o momento, parabenizo pelo Post.


    Bjs


    Att!

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  2. Respostas
    1. Batata doce e Mateus os na minha vida meu td bem ai eu não sei que a minha

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  3. Ola!! Eu achei uma merda o que está escrito acerca, pois cercas são para prender animais e não para escrever bobagens. Platão era um bosta por pensar assim. E esse português de merda fica falando bosta sobre essa tal de Suassuna, um recado pra você: Enfia essa Suassuna no cu!!!

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    1. Theus tu parece um revoltado embutido na vidagem!!

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    2. Theus tu parece um revoltado embutido na vidagem!!

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    3. Quando não se pode destruir a ideia, destrua-se o seu autor: Schopenhauer e, mais tarde, Estaline.
      Insultar alguém de português de merda só mostra o conteúdo da cabeça de quem o faz.
      Esse Thjeus-Bola (que nome mais cómico) não entendeu nada, aliás não entende nada. Mas quer-se fazer passar por culto.
      Brasileiros... (não, não digo "de merda", porque ainda gosto do Brasil).

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  4. Parabéns! Muito obrigado! Me ajudou em uma coisa que estou fazendo.

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